sábado, 26 de julho de 2008

Coopetição



Coopetição pode ser definida como a relação entre concorrentes para que um objetivo em comum possa ser atingido, porém com base na cooperação.

Segundo o banqueiro Bernard Baruch:
“Você não precisa apagar a luz dos outros para que a sua brilhe”.

Você acredita que isso seja possível ? Eu sim ! Veja como !

Com base nesse pensamento e na Teoria dos Jogos (John Nash) Barry Nalebuff, da Yale School of Management, e Adam Bradenburger, da Harvard Business School criaram em meados da década de 90 o conceito para uma nova competência – a coopetição. Isso se fez necessário, uma vez que tanto a economia quanto a política nos leva à junção inevitável da competição e da colaboração em um sistema, mais dinâmico e inteligente.

Não é fácil trabalhar em conjunto com os concorrentes, no entanto, muitas empresas entenderam (que bom !!!!) que para crescer de forma sustentável haveria a necessidade de cooperar e competir simultaneamente e assim, passaram a encarar os concorrentes como potenciais parceiros de negócio, de modo a se beneficiar das capacidades, desenvolvimento, produção, distribuição, entre outras questões.


Coopetir nesse mundo globalizado pode apresentar alguns riscos, como: a falta de espírito de cooperação, a exposição de know-how, porém, as vantagens são imensas, como: o aumento da capacidade de produção, flexibilidade ampliada, facilidade e maior acessibilidade a inovações tecnológicas, assim como a redução do esforço de investimento unilateral.

Vale a pena lembrar que "O todo pode SIM, ser maior que a somatória das partes".

É preciso competir e cooperar ao mesmo tempo, sem matar a oposição, pois assim as partes envolvidas poderão aumentar o tamanho do bolo, assim sobrará mais para cada parte.

Fernanda Chilotti

Bibliografia
pt.wikipedia.org/wiki/Coopetição
http://cognoscere-br.com/Coopeticao.aspx
www.dr3.com.br/saude/artigos_01.php
http://www.igepbrasil.com/pdf/coopeticao.pdf
http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/coopeticao.htm#vermais

Nenhum comentário: