Tarefa IV – Venda de itens diversos e inusitados.
Como posso falar sobre a Tarefa IV sem tratar de 3 questões que a definem em sua essência ? E quais seriam essas questões ?
Bem, são elas:
1) Conhecimento;
2) Negociação e,
3) Persuasão.
Considero esses 3 elementos como inerentes à atuação de qualquer profissional e, na verdade em minha parca opinião, são conceitos que fazem parte da vida.
Conhecimento é fundamental para tudo na vida. Parece uma frase pronta e de pouco efeito, mas não haverá léxico o suficiente para explicar o que é básico e essencial. Como pode alguém colocar-se sobre qualquer assunto sem que haja conhecimento do mesmo. Podemos tratar de assuntos banais do dia-a-dia que exigirão conhecimento, como por exemplo: novelas, BBBs da vida, vida de celebridades ... como tecer algum tipo de comentário sem que exista conhecimento sobre o mesmo.
Assim, como vender 10 itens inusitados sem que exista um prévio conhecimento sobre os mesmos ?!
Ok, partiremos da premissa que havia conhecimento sobre o que seria vendido, vale também lembrar que nem toda a venda é estritamente técnica, mas que em muitos momentos a venda vem carregada de emoção, como exemplo disso pode os citar o Filhote de cachorro Shitzu, macho, com 3 meses de idade, o par de brincos de ouro !
Com base nisso, pensando que também se faz necessária a emoção e, por que não dizer da imensa importância em saber negociar e persuadir !?
Como convencer pessoas abordadas na rua de comprar uma barraca de camping, uma camisa oficial do São Paulo ... entre outros ?
Assim, ao se negociar é necessário apresentar firmeza, criatividade, excelente comunicação, eficácia no relacionamento entre as partes envolvidas, interesse, empatia, segurança e perseverança (estes 2 últimos na medida certa).
Ao longo das diversas contingências pelas quais os Aprendizes passaram para vender é preciso descobrir qual é o real interesse da outra parte, lembrando que para chegar a um acordo, é fundamental proporcionar algo que desperte o interesse do outro sem prejudicar meu próprio interesse, fazendo largo uso da habilidade em persuadir, ou seja, ser hábil em influenciar, capturar e reter a atenção do outro sabendo como se colocar sem que seja de forma impositiva, mas sim, assertiva.
Então pergunto: Em que momento pode-se ver a candidata Taila Ueoka agir de forma persuasiva ou mesmo que viesse a vender suas idéias para o grupo ?
Como poderia ela convencer o Roberto Justus de que poderia ser melhor, ser criativa a ponto de atuar em uma agência (lugar onde o business é fundamentado em persuasão –conhecimento – negociação) se não conseguiu influenciar seus próprios colegas de equipe !?
Como posso falar sobre a Tarefa IV sem tratar de 3 questões que a definem em sua essência ? E quais seriam essas questões ?
Bem, são elas:
1) Conhecimento;
2) Negociação e,
3) Persuasão.
Considero esses 3 elementos como inerentes à atuação de qualquer profissional e, na verdade em minha parca opinião, são conceitos que fazem parte da vida.
Conhecimento é fundamental para tudo na vida. Parece uma frase pronta e de pouco efeito, mas não haverá léxico o suficiente para explicar o que é básico e essencial. Como pode alguém colocar-se sobre qualquer assunto sem que haja conhecimento do mesmo. Podemos tratar de assuntos banais do dia-a-dia que exigirão conhecimento, como por exemplo: novelas, BBBs da vida, vida de celebridades ... como tecer algum tipo de comentário sem que exista conhecimento sobre o mesmo.
Assim, como vender 10 itens inusitados sem que exista um prévio conhecimento sobre os mesmos ?!
Ok, partiremos da premissa que havia conhecimento sobre o que seria vendido, vale também lembrar que nem toda a venda é estritamente técnica, mas que em muitos momentos a venda vem carregada de emoção, como exemplo disso pode os citar o Filhote de cachorro Shitzu, macho, com 3 meses de idade, o par de brincos de ouro !
Com base nisso, pensando que também se faz necessária a emoção e, por que não dizer da imensa importância em saber negociar e persuadir !?
Como convencer pessoas abordadas na rua de comprar uma barraca de camping, uma camisa oficial do São Paulo ... entre outros ?
Assim, ao se negociar é necessário apresentar firmeza, criatividade, excelente comunicação, eficácia no relacionamento entre as partes envolvidas, interesse, empatia, segurança e perseverança (estes 2 últimos na medida certa).
Ao longo das diversas contingências pelas quais os Aprendizes passaram para vender é preciso descobrir qual é o real interesse da outra parte, lembrando que para chegar a um acordo, é fundamental proporcionar algo que desperte o interesse do outro sem prejudicar meu próprio interesse, fazendo largo uso da habilidade em persuadir, ou seja, ser hábil em influenciar, capturar e reter a atenção do outro sabendo como se colocar sem que seja de forma impositiva, mas sim, assertiva.
Então pergunto: Em que momento pode-se ver a candidata Taila Ueoka agir de forma persuasiva ou mesmo que viesse a vender suas idéias para o grupo ?
Como poderia ela convencer o Roberto Justus de que poderia ser melhor, ser criativa a ponto de atuar em uma agência (lugar onde o business é fundamentado em persuasão –conhecimento – negociação) se não conseguiu influenciar seus próprios colegas de equipe !?
Persuadir e negociar não são tarefas das mais fáceis, porém são elementares à sobrevivência na Selva de Pedras corporativa !?
Enfim, vejamos as próximas tarefas ... estariam todos tão prontos assim a influenciar, vender e persuadir ?
Abraços a todos,
Fernanda Chilotti
Um comentário:
Falar, estando de fora, é muito fácil. Na hora, as coisas nem sempre são assim tão fáceis e dizer palavras difíceis como "léxico" não adiantam na sala de reunião. Você também esteve lá e sabe disso porque perdeu. Mesmo com todas essas qualidades que sua "parca" pessoa possui... :) Tem que ser um pouquinho mais, Fernanda. Nós temos.
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